Tanto Piaget quanto Vygotsky informam que, no jogo e no brincar, a criança consegue submeter-se às regras como fonte de prazer. Esse autocontrole interno sobre o conflito, entre o seu desejo e a regra da brincadeira, é uma aquisição básica para o nível de sua ação real e para a modalidade adulta futura.

Em relação à alfabetização, para Vygotsk, a brincadeira também contribui para o desenvolvimento da língua escrita.

Com intuito de diminuir a distância entre o brincar e o aprender, utilizamos muitos jogos e brincadeiras com a turma do !º Ano do Fundamental I.

Nesta aula, formamos diferentes palavras com o jogo do “mexe-mexe”, onde as crianças manuseiam as letras do alfabeto, ou sílabas, formando as palavras .

Durante o início do processo de leitura e escrita, quando as crianças começam a se familiarizar com a formação de palavras, os nomes próprios tem grande influência. Passando a servir como base para o processo de escrita de outras palavras. Exemplo: MAMÃO – MA VEM DO NOME DO AMIGO MATHEUS.